Começou neste dia 18 com duração até o dia 21 de março 2025, na sede do 9° Batalhão de Bombeiros, o Curso de Ferramentas de Análise Criminal com Ênfase na Atividade de Inteligência da Polícia Militar do Paraná. As atividades estão sendo realizadas na sala de informática.
O recinto está recebendo 27 militares, sendo eles São 22 policiais e 2 bombeiros como alunos além de 4 instrutores. O curso está focado na utilização das diversas ferramentas principais de análise de inteligência para os P2 e B2 possam assessorar melhor os comandantes.
Os militares são provenientes majoritariamente da região oeste do Estado (5ºCRPM), mas também há policiais do restante do Paraná. O 14º BPM de Foz do Iguaçu possui a maior participação no curso.
Para o Capitão Fadel, da escola de Inteligência da Polícia Militar, a realização do curso foi possível, em virtude da participação dos bombeiros e a colaboração do Comando do 9ºBBM na cessão do espaço para capacitar os militares estaduais na atuação no setor de inteligência de ambas corporações, muito importante para a prestação de um bom serviço à comunidade, pois reflete em resultados no policiamento ostensivo.
O serviço de inteligência subsidia com informações precisas para o desenvolvimento de operações e também o controle e a fiscalização interna.
A sede do 9º Batalhão de Bombeiro Militar é a maior estrutura física de bombeiro do Paraná e a integração interinstitucional da OBM com outros órgãos de segurança, projeta a importância da Unidade no cenário estadual e nacional, a partir de sua localização, para o apoio e referência no recebimento de grandes eventos públicos.