Na tarde desta sexta-feira (21), o Cabo Jairo André da Silva, prosseguiu na sala de reuniões da sede da Unidade, com o ciclo de instruções que vem ministrando à tropa há quase um mês.
A instrução começou recapitulando técnicas para casos de OVACE, bem como afogamento grau 6 e RCP em neonatos, adolescentes e adultos.
O militar baseou a atividade na atualização do procedimento de desengasgo de lactente por líquidos, conforme nota da Associação Brasileira de Pediatria. Em seguida, abordou tipos de choques clínicos, suas causas e tratamentos, controles de hemorragias externas com pressão direita e preenchimento da ferida, curativo compressivo e uso de torniquetes, armazenamento de membros amputados na área de atendimento,graus de queimaduras e tratamentos, abuso Infantil através de queimaduras criminosas em crianças e limitações do uso de oxímetro e atualização na forma de fazer curativos em vítimas evisceradas (que ficam com suas vísceras expostas).
Na instrução de hoje, o militar deu uma atenção especial ao uso de torniquetes. Segundo o Cabo Jairo, o torniquete têm que ser aplicados de maneira técnica para que sejam efetivos e não causem mais malefícios a vítima já se encontra em estado crítico
Foram repassadas as instruções para 2 das 3 guarnições de serviço, incluindo ADMs interessados. A próxima e última instrução, fechando esse ciclo, será na próxima terça-feira (25).
Entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2024 O Cabo Jairo, juntamente do Cabo Moreira e do Soldado Frey, participaram na Itaipu Binacional de um treinamento imersivo em atendimento pré-hospitalar de trauma grave PHTLS, um treinamento é considerado padrão no segmento e com certificação internacional.